sábado, 14 de maio de 2011

Desenvolvimento Cognitivo - Perspectiva de Piaget

Segundo Piaget a inteligência precede o pensamento, desenvolvendo-se por etapas progressivas que exigem processos de adaptação ao meio. Deste modo, o desenvolvimento pressupõe a maturação do organismo, bem como a influência do meio físico e social.

Para Piaget o meio é importante como estimulo, visto que o sujeito apreende o mundo através das suas estruturas cognitivas, e como estas não são inatas, o processo do conhecimento é o processo de construção das estruturas.

Piaget divide o desenvolvimento intelectual em quatro estádios que são o sensório-motor (desde o nascimento ate aos 18meses/2 anos de idade e precede a linguagem), pré-operatório (começa com a linguagem e prolonga-se até cerca de 6/7 anos de idade), estádio das operações concretas (desde os 6/7 anos até aos 12 anos), e por último o estádio das operações formais (surge por volta dos 12 anos de idade). Estes períodos são caracterizados pela sua ordem de sucessão fixa, portanto para se chegar a um determinado estádio é necessário ter passado por aquisições prévias.


Estádio sensório-motor

• É caracterizado como o período de adaptação ao mundo exterior;

• É a fase em que predomina o desenvolvimento das percepções e dos movimentos;

• A criança não se distingue dos objectos que a rodeiam, nem compreende as relações entre os objectos;

• Na presença de um objecto novo, a criança procura compreendê-lo pelo uso, sacudindo-o por exemplo;

• A criança gere os seus próprios reflexos inatos e transforma-os em acções de prazer ou interesse:

• Numa primeira fase, a criança começa a tomar consciência de si, e em seguida dos objectos que a rodeiam;

• O desenvolvimento físico é acelerado, pois constitui-se no suporte para novas habilidades;

• A criança procura adquirir controlo motor e aprender os objectos que a rodeiam;



Estádio pré-operatório

• Durante este estádio, a criança aprende a representar os objectos por palavras e a manipular as palavras mentalmente;

• É o período em que os fundamentos da personalidade do indivíduo lançados na fase anterior começam a tomar formas claras e definidas;

• É caracterizado por consideráveis mudanças físicas, as quais são um desafio para pais e educadores, como para as próprias crianças;

• A entrada neste estádio é marcada pelo aparecimento da função semiótica, que assinala o inicio do pensamento, e consiste na capacidade de criar símbolos para substituir ou representar os objectos e de lidar mentalmente com eles;

• Neste te período a criança manifesta-se muito egocêntrica;

• A característica mais importante deste período é o aparecimento da linguagem;



Estádio das operações concretas

• Nesta fase da vida, o crescimento físico é mais lento do que em fases anteriores, e as diferenças resultantes do factor sexo começam a acentuar-se;

• A criança adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar os seus próprios valores morais;

• A criança, que no inicio do período ainda considerava bastante as opiniões dos adultos, no final passa a enfrentá-los;

• É a partir deste estádio que as crianças começam a ver o mundo com mais realismo, deixando de confundir o real com a fantasia;

• É nesta altura que a criança começa a ter noção dos conceitos de tempo e de número;

• O pensamento da criança apresenta também as características de reversibilidade e de associação, que lhe permitem interpretar eventos independentemente do seu arranjo social;



Estádio das operações formais

• É caracterizado por uma generalização do pensamento e por um apuro da lógica, permitindo um tipo de experimentação mental mais flexível;

• O adolescente começa a raciocinar mais lógica e sistematicamente e aprende neste estádio a manipular ideias abstractas, a formular hipóteses e a avaliar as implicações do seu pensamento e do dos outros;

• As deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objectos concretos;

• O pensamento hipotético-dedutivo é o mais importante aspecto apresentado nesta fase do desenvolvimento humano;

• As bases do pensamento científico começam a aparecer nesta etapa do desenvolvimento;

quarta-feira, 11 de maio de 2011

"Secret of The Wild Child" Documentário

Resumo

"Este documentário fala sobre Genie, uma das chamadas "crianças selvagens" (feral children). Genie foi mantida, por mais de 10 anos, num quarto, totalmente isolada do mundo exterior. Após o seu resgate ela foi objecto de estudo por parte de uma equipa de médicos e psicólogos de uma universidade da Califórnia. Este documentário acompanha a trajectória de Genie ao longo dos anos e questiona os métodos aplicados no seu tratamento e estudo. O filme também aborda o caso de Victor, outra criança selvagem encontrada na França em 1800, cujo caso foi posteriormente retratado no filme "O Menino Selvagem", de Truffaut."

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Parte 1 Parte 2

Parte 3 Parte 4

Parte 5 Parte 6

Parte 7

Experiências Precoces

Como a própria palavra indica é uma experiência “antes do tempo”, isto é, na área da educação a experiência precoce define-se quando é dado um certo estímulo à criança logo muito cedo, algumas horas após o nascimento, por exemplo.

Tudo o que sejam experiências realizadas logo muito cedo, nas primeiras horas ou dias, são consideradas experiências precoces.

Relacionado com as experiências precoces estão os períodos críticos. Estes são caracterizados por momentos específicos da vida do bebé, onde é “aproveitado” para se fazer modificações que, futuramente irão ter repercussões na vida da criança, nem devem ser feitas demasiado cedo, nem tarde, o período crítico é este momento exacto.

David Krech foi um investigador que se debruçou sobre o assunto da experiência precoce. Com os seus estudos mostrou o aumento da capacidade de aprendizagem através da influência de certas drogas, mas também a promoção da capacidade do organismo em reter a aprendizagem por parte de outras drogas.

Krech demonstrou que quando estimulados variadamente no início da vida, os cérebros dos indivíduos tomam diferentes morfologias e diferentes em termos químicos do que sem estimulação, o que permite um aumento na capacidade de aprendizagem e resolução de problemas.

Após Krech, Joseph Altman encontrou mais provas e testou a teoria de que as crianças recém-nascidas possuem todos os neurónios já ao nascimento. Então, Altman verificou que existem minúsculas células nervosas, as quais se dá o nome de microneurónios, e que se desenvolvem no cérebro de jovens animais, depois do seu nascimento. Estes

pequenos neurónios facultam conexões com outras células maiores do cérebro. Através do processo de transmissão de informação no cérebro através das sinapses, os neurologistas constataram que se este processo não se der e as sinapses não forem utilizadas, as dendrites se degeneram acabando mesmo por desaparecer. Mas por outro lado, se uma sinapse for utilizada frequentemente surgem novas dendrites. Este aumento de dendrites proporciona o aumento da probabilidade de transmissão de mensagens neuronais (Sprinthall & Sprinthall, 990).