domingo, 27 de março de 2011

“A Psicologia possui um longo passado, mas uma curta história” (Hermann Ebbinghaus)

Esta afirmação aponta que a psicologia tem um longo passado, na medida em que a psicologia sempre existiu no pensamento do Homem. Contrariamente só foi considerada uma ciência, recentemente.

Todas as pessoas têm curiosidade em saber como funcionam. Neste caso, como o comportamento e a conduta humana é explicada. Porém, estas dúvidas foram estudadas no tempo da Grécia Antiga, mas não com muita importância.

Contudo, a psicologia contém uma curta história, pois esta ciência apenas surgiu durante o século XIX, com o Wilhelm Wundt.

“Há milhares de anos atrás, desde que o Homem se percebeu como um ser pensante, inserido em um complexo que chamou de Natureza, ele vem buscando respostas para suas dúvidas e factos que comprovem e expliquem a origem, as causas e as transformações do mundo. No entanto, o comportamento e a conduta humana são assuntos que sempre nos fascinou e estão registados historicamente ao longo desses anos. Isso faz com que a Psicologia seja uma das mais antigas e uma das mais novas disciplinas académicas, criando assim esse paradoxo.” (http://pt.scribd.com/doc/3050392/Um-Breve-Resumo-da-Historia-da-Psicologia)

7 comentários:

  1. Breve resumo, muito bacana! Estou iniciando os estudos em psicologia da educação neste momento, muito obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Introduza o seu comentário...excelente pós é. este ano é meu primeiro ano que na Universidade no curso de psicologia

    ResponderEliminar
  3. Excelente. Me ajudou muito

    ResponderEliminar